BlogBlogs.Com.Br Naftalina - Porque a paixão esteve muito tempo guardada: O Fim do America

domingo, 17 de agosto de 2008

O Fim do America

Karl Marx uma vez disse que o motor da história é a luta entre classes sociais. Nos anos 80, com o fim da Guerra Fria, a derrocada da URSS e a queda do paredão que separava as Alemanhas, um escritor do lado capitalista escreveu (Francis Fukuyama) "O Fim da história". Uma nítida catucada ao pai do pensamento comunista, socialista, marxista... Segundo ele, no capitalismo não haveria espaço para a luta de classes.




Como tudo me leva a relacionar idéias com o America, levanto a questão: Será o fim do America?




Toda paixão clubística, no futebol, é o que faz um Clube viver. A Paixão seria o motor dos clubes de futebol. E Paixão é o que não falta a nós, rubros. Mas no AFC vejo algo diferente dos demais... O que não posso explicar com palavras. A língua portuguesa possui bilhões de verbetes, nenhum expressam o sentimento de ser americano. Talvez os flamenguistas sintam o mesmo pelo Flamengo; o gremistas, o mesmo pelo Grêmio; os banguenses, o mesmo pelo Bangu.

Seria o motor do AFC, esse sentimento inexplicável?
Com certeza, estamos no fundo do poço mais fundo da nossa história. Em comum com a URSS, a cor vermelha. Belfort Duarte seria nosso Karl Marx. Nosso muro de Berlin seria a eleição que está próxima. Nosso muro precisa cair! E quem vencer, precisa colocar em prática o BELFORTISMO. Amar o America, onde ele estiver. Ajuda-lo a subir, e manter firme a cor do pavilhão dentro do nosso coração.

Pelo bem do AFC. Para renovar as engrenagens do nosso motor.







* * * - Esse post me inspirou a escrever o Manifesto Belfortista.

Nenhum comentário: